Reunião discute criação de Plano Mestre para atrair investidores para o Porto de Cabedelo e região

A sede da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB) recebeu, na manhã desta quarta-feira (20), representantes de secretarias estaduais e das prefeituras de Cabedelo e Lucena para um debate sobre a criação de um Plano Mestre. O texto tem como objetivo atrair investidores para o Porto de Cabedelo e toda a região. O encontro foi articulado pelo secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Waldson Souza e a reunião, conduzida pela presidente da Docas-PB, Gilmara Temóteo.

“Já existe um Masterplan interno, que prevê investimentos no Porto de Cabedelo pelos próximos 30 anos. O que estamos buscando é identificar conquistas, oportunidades e potencialidades no Porto e em toda a região para um grande plano mestre voltado para empreendedores principalmente internacionais”, ressalta a presidente da Docas-PB.

A visita de um grupo de investidores estrangeiros (americanos e chineses), que está marcada para o mês de abril, foi um dos fatores que motivou a criação do documento. Quando finalizado, ele servirá também para apresentar a Paraíba em eventos internacionais e outras reuniões com investidores.

Segundo o secretário Waldson Souza, esse é também um pedido do próprio governador João Azevedo. “Ele pediu empenho máximo e estamos aqui para pensar o Porto e também toda a região, que será amplamente beneficiada com infraestrutura, empregos e vários outros avanços”, reforça e acrescenta: “Tivemos, inclusive, interação com o grupo que que fará a construção do estaleiro e vimos que o projeto está em uma fase bastante avançada”.

A reunião funcionou como uma oficina de trabalho, onde os diversos representantes sugeriram a linha inicial de ação para que o Plano Mestre seja criado e apresentado em abril aos investidores. Uma versão final e ampliada está prevista para setembro.

Como o Masterplan agrega informações de diversas pastas, esteve presente na reunião a vice-governadora Lígia Feliciano e representantes das secretarias de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, Planejamento, Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia. Além de membros da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) e Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), o prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, e representantes da Prefeitura de Lucena.