Porto de Cabedelo conclui obra de iluminação do cais e comunidade portuária aprova resultado


A Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB) concluiu recentemente a obra de iluminação do cais do Porto de Cabedelo. A ação possibilita a plena continuidade das operações no período noturno, como aconteceu na última segunda-feira (25), durante a descarga de aproximadamente 20 mil toneladas de bentonita que vieram dos Estados Unidos.

“Costumamos dizer que o Porto não para e agora, mais do que nunca, isso é uma realidade. A conclusão da obra de iluminação do nosso cais é mais um sinal da nossa eficiência”, avalia a presidente da Docas-PB Gilmara Temóteo.

A obra faz parte de uma série de modernizações implementadas pela companhia para o pleno funcionamento do Porto de Cabedelo. “Tivemos as novas boias, que são tecnológicas, econômicas, eficientes e sustentáveis, reformas e ampliações nos berços e agora a iluminação de terra. Com isso, podemos não apenas carregar e descarregar navios, mas também ter manobras de atracação e desatracação”, acrescenta Gilmara.

Atualmente o navio graneleiro Torrent está operando no Porto de Cabedelo. Ele trouxe 19.556 toneladas de bentonita e atracou no berço 105, às 11h15 da segunda. Desde então a operação não foi interrompida. “Ontem mesmo e na manhã desta terça recebi feedbacks muito positivos tanto de trabalhadores, quanto de operadores. Estamos na rota do desenvolvimento e felizes com o bom momento que estamos vivendo na infraestrutura do Porto de Cabedelo”, concluiu a presidente.

O projeto – A obra de iluminação do cais teve um valor total de R$ 411.353,36 e foi licitada neste ano pelo Governo do Estado, através da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Suplan-PB). “Registro aqui nosso agradecimento ao governador João Azevedo pela preocupação com as necessidades do Porto de Cabedelo. A obra de iluminação é mais um dos avanços que tivemos com o Governo do Estado, como também a constante luta pela conclusão da dragagem”, agradeceu a presidente da Docas-PB.

Atracação noturna – Em ofício encaminhado em 1º de outubro de 2019, a Capitania dos Portos da Paraíba (CPPB) confirmou que o Porto de Cabedelo está apto para operar no período noturno em sua capacidade máxima. A iluminação do cais era um dos requisitos da CPPB para o Porto de Cabedelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *