Comunidade portuária recebe recomendações e detalhamento sobre plano de contingência do coronavírus na Paraíba


 Nesta terça-feira (4), o Porto de Cabedelo recebeu uma reunião com entidades responsáveis pelo protocolo de contingência para casos de coronavírus e ainda operadores e representantes dos trabalhadores portuários e praticagem. O encontro serviu para informar sobre a situação atual nos portos e ainda detalhar ações preventivas em casos suspeitos.

“Não há casos confirmados na Paraíba, mas estamos prontos para atender e com protocolos ativos para eventuais emergências”, detalha a gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Talita Tavares. Ela aproveitou o encontro para reforçar a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que também participou do encontro, o protocolo atual inclui a verificação do histórico e registro médico da tripulação e embarcação, documentos que são sempre apresentados com antecedência. A atracação e operação só é autorizada mediante a confirmação de segurança.

O que estamos fazendo aqui é um marco para a segurança dos operadores, trabalhadores e toda a comunidade portuária. Juntos estamos combatendo a desinformação e estamos mostrando que há uma eficiente cadeia de órgãos e entidades, pronta para situações de emergência”, avalia a presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo.

Nova reunião – Nesta quarta-feira (5) acontecerá mais uma reunião na sede da Capitania dos Portos da Paraíba (CPPB) para finalizar o plano de ações em casos suspeitos ou confirmados. O encontro, que acontecerá às 14h, vai resultar em um documento que norteará a rotina do Porto de Cabedelo durante a fase de alerta do coronavírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *