Nota informativa sobre o petroleiro Stena Conquest


A Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB) informa que na tarde desta sexta-feira (19) o navio petroleiro Stena Conquest atracou no berço 101 do Porto de Cabedelo, vindo de Suape. Seguindo o protocolo de atracação e as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), houve a notificação de 2 (dois) tripulantes com um quadro sintomático.

A Anvisa, junto com a Secretária de Vigilância do município de Cabedelo e Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba, realizaram teste rápido em 6 (seis) tripulantes, sendo que 2 (dois) testaram positivo para a Covid-19. Nesse cenário, foi feita a coleta de material para contraprova (Swab), que deverá ter o resultado apresentado nos próximos dias.

Os órgãos anuentes são: Docas-PB, Anvisa, Polícia Federal e Capitania dos Portos da Paraíba (CPPB), além das secretarias estadual e municipal de Saúde, como determina o Plano de Contingência já definido pelo Governo do Estado para o atual cenário de saúde.

Para não haver o desabastecimento da Paraíba e demais estados que recebem derivados de petróleo da Paraíba, a operação de descarga das 14.320 toneladas de gasolina acontecerá sob as normas de segurança sanitária e fiscalização de todos os órgãos citados.

O navio está isolado no berço 101, com acesso restrito às autoridades de saúde e profissionais essenciais para a segurança da navegação. Caso a contraprova registre negativo, a desatracação será autorizada após a descarga do produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *