Com dois navios cargueiros atracados, o Porto de Cabedelo está bem movimentado desde a manhã desta terça-feira (9). Dezenas de portuários e tripulantes estão embarcando 13.000 toneladas de ilmenita, minério extraído no município de Mataraca, litoral norte paraibano. A carga vai para Rotterdam, Holanda. Os portuários também estão desembarcando 8.600 toneladas de diesel procedente de Fortaleza.
A Paraíba está exportando as 13 mil toneladas de ilmenita através do navio African Juniper, de bandeira liberiana e procedente da Nigéria. A ilmenita (FeTi02) é o mineral de titânio de ocorrência mais comum e abundante. Apresenta-se na cor preta do ferro. Teoricamente possui 53% de Ti02 e 47% de ferro. 88% da produção mundial de titânio é obtida da ilmenita. No Brasil os principais municípios produtores são: Mataraca (PB); São Francisco de Itabapoana (RJ) e Santa Bárbara de Goiás (GO).
Diesel – As 8.600 toneladas de diesel vieram de Fortaleza a bordo do navio Nord Farer, de bandeira de Cingapura. Atualmente o Porto de Cabedelo recebe em média oito navios por mês, apesar da crise econômica que afeta o país.
Ago
09