Os práticos que operam no Porto de Cabedelo concluem hoje uma reciclagem realizada na Universidade de São Paulo (USP) sob a supervisão do professor Eduardo Tannuri, coordenador de projetos e do Centro de Simulações, para voltarem a operar no período noturno. O treinamento é fruto de uma parceria entre a Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB) e a Petrobras e acontece com ajuda de um simulador que foi programado pelo professor Tannuri com os dados técnicos fornecidos pelo Porto de Cabedelo.
A reciclagem se fez necessária já que há mais de dez anos não havia atracação e desatracação no período noturno no terminal paraibano, restrição resolvida com a instalação na nova sinalização náutica recém-inaugurada pelo governador Ricardo Coutinho e fruto de uma parceria entre Governo do Estado, Docas-PB e Governo Federal.
Durante a reciclagem, os práticos também fizeram um treinamento voltado a operação Ship to Ship que passará a ser realizada na Paraíba ainda este ano.
Os práticos Juarez Koury Viana da Silva, Sérgio Willian Faria da Silva e Luiz Fernando das Neves de Seixas fizeram 30 simulações em um dos simuladores mais modernos no mundo e após isso estarão aptos a voltar a operar a noite. Essa é a última etapa para o Porto de Cabedelo obter a autorização definitiva da Marinha do Brasil para atracação e desatracação de navios no período noturno.
O treinamento foi acompanhado pela Tenente Natália da Capitania dos Portos na Paraíba, pela Assessora Náutica Fabiana Durant, além de toda equipe do professor Eduardo Tannuri, do Tanque de Provas Numéricos da USP (TPN).