O governador João Azevedo esteve, na tarde desta quinta-feira (21), em Brasília, para uma reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas. O encontro teve ainda a presença da presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo, parte da bancada federal paraibana e ainda outras autoridades.
?Foram três pautas, mas a mais importante delas é conclusão da dragagem do canal que dá acesso ao Porto de Cabedelo. Recebemos, portanto, o sinal do ministro de que a licitação será feita ainda este ano?, resumiu o governador João Azevedo. Segundo o chefe do executivo estadual, já existe um recurso de R$ 55 milhões, que será destinado a esse projeto. ?Isso nos deixa bastante tranquilos, porque é uma luta de muitos anos e sabemos como isso vai ser importante para o Porto e para toda a Paraíba?, conclui o governador.
A presidente da Docas-PB também se mostrou otimista após a reunião na sede do Ministério da Infraestrutura. ?Com toda certeza vamos ampliar a movimentação de cargas. Mais do que isso, deixaremos o Porto de Cabedelo ainda mais competitivo, podendo traduzir positivamente, todos os investimentos e articulações que nós, que o governo do estado tem feito nos últimos anos?, reforça.
Atualmente, o Porto de Cabedelo possui um canal com cerca de 9 metros de profundidade. A conclusão da dragagem aumentará o canal para 11 metros e permitirá a chegada de navios com mais de 35 mil toneladas ? que é o atual limite das embarcações que atracam no Porto.