O petroleiro Stena Premium atracou no berço 101 do Porto de Cabedelo na última segunda-feira (27) e está em isolamento, enquanto aguarda o resultado dos exames de seis tripulantes, que teriam apresentado sintomas gripais. No total, o navio possui uma tripulação e 26 pessoas, mas 20 já testaram negativo para a Covid-19.
A quarentena é parte do plano de contingência contra o novo coronavírus, já em vigor no Porto de Cabedelo desde janeiro. ?Nós já estávamos com todas as ações planejadas para eventuais casos como o do Stena Premium, tendo o suporte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Polícia Federal (PF), Capitania dos Portos da Paraíba (CPPB) e as secretarias de Saúde do município de Cabedelo e do estado da Paraíba?, detalha a presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo.
Os exames foram feitos na segunda por técnicos da Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), que estiveram a bordo do navio acompanhados de agentes da Anvisa. As amostras foram encaminhadas para o Lacen do Estado e a previsão é de que o resultado saia até a quinta-feira (30). O protocolo determina que, caso os resultados testem negativo, o navio estará autorizado para operar ou desatracar. Se o resultado for positivo, a embarcação permanecerá em quarentena por pelo menos 14 dias.
Além do Stena Premium, outros dois navios estão atracados no Porto de Cabedelo, um para descarga de 29 mil toneladas de coque de petróleo e outro para descarga de 8 mil toneladas de trigo. As duas embarcações seguiram o protocolo de segurança e não apresentam riscos à saúde, estando com operações autorizadas.
?Continuaremos acompanhando a evolução desse quadro de perto, com total responsabilidade e transparência. Seguimos em operação, mas constantemente preocupados com a saúde dos colaboradores, trabalhadores, operadores e tripulação?, assinala a presidente.
Agradecimento – A presidente da Companhia Docas aproveitou para parabenizar e agradecer pela contribuição dos principais órgãos que atuam no plano de contingência do Porto de Cabedelo – Governo da Paraíba, Sescab, Anvisa, PF, CPPB e Agência Marítima. ?Nosso muito obrigado por todo apoio do processo de recebimento desse navio no Porto, bem como na realização de todos os procedimentos. Cada um cumpriu brilhantemente o seu papel?, pontua