A diretora-presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo, se reuniu nesta quarta-feira (7), em Brasília, com o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Diogo Piloni para tratar sobre a obra da dragagem do Porto de Cabedelo, que vai ser executada com recursos dos cofres do Estado.
Durante a reunião, a diretora-presidente apresentou ao Secretário Diogo Piloni o estágio de atualização dos documentos necessários para a dragagem, a exemplo do Anteprojeto, Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), Batimetria e Relatório Ambiental Simplificado (RAS), além de dialogar a respeito do apoio técnico do DNIT tratado na agenda do dia anterior.
?Mais uma vez tivemos uma excelente reunião com o Secretário Diogo e avançamos ainda mais nesse importante processo acerca da dragagem do canal de acesso e bacia de evolução do Porto de Cabedelo. Importante destacar o empenho do Governador João Azevêdo nesse desafio e agradecer pelo compromisso do Governo do Estado em viabilizar essa conquista histórica para o complexo portuário paraibano?, relatou Gilmara.
Orçada em R$ 66 milhões, a obra de conclusão da dragagem vai permitir a atracação e desatracação de navios com capacidade de até 55 mil toneladas de carga, o que vai impulsionar a movimentação do Porto de Cabedelo, com estimativa de geração direta de cerca de 550 postos de trabalho.
Diálogos com o DNIT
Na terça-feira (6), a diretora-presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo, também se reuniu em Brasília no órgão central do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com a diretora de Infraestrutura Aquaviária, Karoline Lemos e o coordenador-geral de Obras Aquaviárias, Rodrigo Português.
Na ocasião, as tratativas acerca dos procedimentos necessários para a realização da obra de dragagem do Porto de Cabedelo também foram debatidas.