A agenda dos dois primeiros dias da Missão Internacional do Brasil Export a Portugal foi intensa com visitas aos portos de Aveiro, Leixões e Setúbal.
Ontem (7), em Aveiro, a comitiva brasileira foi recepcionada por autoridades e lideranças do Porto e do distrito industrial. No encontro, foram debatidas novas linhas de desenvolvimento e novos negócios, além do processo de reindustrialização que tem sido debatido em Portugal e em toda a Europa.
“Tivemos em 2021, o nosso melhor ano de sempre. O recorde foi batido em 24 de dezembro, com a entrada de um navio que veio do Brasil transportando toras de madeira. Tenho certeza que, com essa visita, nossos negócios irão se intensificar no futuro.”, disse Fátima Lopes Alves, Presidente da Administração do Porto de Aveiro.
No Porto de Leixões, a comitiva foi recepcionada por Nuno Araújo, Presidente da Administração dos Portos de Douro, Leixões e Viana do Castelo. Nuno Araújo apresentou os investimentos e obras de expansão que trarão ainda mais competitividade aos portos, e também fizeram uma visita pelos terminais, Plataforma Logística e Centro de Coordenação de Navios.
Nesta terça-feira (8), a comitiva brasileira cumpriu agenda de compromissos no Porto de Setúbal, a 30 km de Lisboa. A recepção foi conduzida pelo presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), José Castel-Branco, Porfirio Gomes, presidente da Comunidade Portuária de Setúbal (CPS) e Nuno Araújo, presidente da Associação da Indústria da Península de Setúbal (AISET).
Na ocasião, falaram sobre os projetos, desafios e oportunidades e potencialidades do porto e da região. Além disso, a comitiva seguiu para mais uma visita técnica, conhecendo o terminal de veículos e pátio de contêineres.
A Missão Brasil Export a Portugal continua até sexta-feira, com agenda de visitas aos portos de Lisboa e Sines.