Recebemos hoje a visita dos navegadores russos Evgeny Kovalevskiy e Stanislav Berezkin, integrantes da expedição em homenagem ao 200º aniversário de descobrimento da Antártida, por marinheiros russos.
A bordo do trimarã Russian Ocean Way, único no mundo em sua classe, os navegadores iniciaram a viagem no fim de 2021, em São Petersburgo, para completar uma volta ao mundo, e já percorreram cerca de 60 mil km. A extensa rota da expedição inclui Finlândia, França, Portugal, Ilhas Canárias, Brasil, Uruguai, Argentina, Polinésia e África do Sul.
Um trimarã é uma embarcação com três cascos, sendo um casco central conectado a outros dois cascos de menor comprimento em cada bordo.
“Estudei a rota há mais de um ano e as dificuldades do caminho me causaram um pouco de preocupação. No começo, me pareceu muito difícil, até mesmo intransitável, mas percebi que poderíamos fazê-lo. E agora estamos navegando em um navio único, construído especialmente para nós por Anatoly Kulik, nosso amigo e designer”, explicou o geógrafo Evgeny, chefe da expedição.
Esta é a segunda expedição dos navegadores e tem a intenção de implementar projetos para estudantes e de ser uma espécie de missão diplomática popular. Além disso, está previsto o lançamento de um documentário com base nas gravações da expedição.
Do nosso porto, a expedição seguirá para a Bahia.