Ontem (25), a solenidade de abertura oficial do Fórum Nordeste Export 2022 encerrou a agenda do primeiro dia, tendo a presença do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, além de diversos players e autoridades.
“Somos mais do que apoiadores institucionais [do evento], somos entusiastas dessa agenda, desse ambiente de discussão, de construção conjunta. Pra mim é uma honra estar aqui hoje”, discursou o ministro Marcelo Sampaio.
O ministro também falou sobre o programa de concessões de infraestrutura, que somará, até o fim de 2022, quase R$ 1 trilhão em investimentos contratados e afirmou que o programa tem como objetivo retirar do Estado o papel de agente único de investimentos para o crescimento da infraestrutura nacional, trazendo maior liberdade para as expansões sem burocracias.
“Vimos um setor portuário durante a crise bater recorde de crescimento e expansão. O nosso trabalho fica mais fácil se não atrapalharmos. Mas estamos indo além. Tirando as amarras da regulação que, muitas vezes, são fardos pesados para carregar, impedindo a criatividade e eficiência do setor privado”, pontuou o ministro.
O CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, destacou o atual cenário do setor de transportes e falou sobre o entusiasmo pelas boas perspectivas do desenvolvimento do setor logístico e portuário na região.
“O Fórum representa a união de vários setores e de vários portos da região, e fica muito evidente que a região Nordeste passou a ter um olhar de união e de cumplicidade, e não aquele olhar do passado, muitas vezes de concorrência. O Nordeste é uma efervescência de cultura, tradições e produções. A indústria é bastante diversificada, assim como agropecuária. Os terminais portuários são modernos, bem equipados e produtivos, e as administrações portuárias muito bem representadas. Estamos eufóricos pelas boas perspectivas de desenvolvimento do setor.”, disse Fabrício Julião.
A solenidade reuniu autoridades, presidentes e diretores de autoridades portuárias, terminais, operadores logísticos, lideranças empresariais regionais e nacionais, e especialistas em logística portuária.
A diretora-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, participou da solenidade e celebrou mais uma edição do fórum: “A retomada é construída no diálogo e o Nordeste Export está de parabéns por permitir o microfone aberto em tantos temas fundamentais para a região e para o Brasil. Temos certeza de que muitos insights e novos negócios serão gerados a partir das conversas que estão acontecendo aqui no evento.”
Na solenidade foram homenageados o Completo Industrial e Portuário de Pecém (CE) pelos seus 20 anos e o Grupo Intermarítima, um dos principais operadores logísticos e portuários do Nordeste.
A programação do Fórum Nordeste Export 2022 continua nessa terça-feira, com debates e painéis. A transmissão on-line pode ser acompanhada pelo site forumbrasilexport.com.br/nordesteexport