A dragagem do canal de acesso e bacia de evolução do Porto de Cabedelo vai começar. A obra, orçada em cerca de R$ 90 milhões, será realizada com recursos próprios do Governo do Estado.
Hoje (5), em reunião na sede da Docas-PB, foram dados os primeiros passos para o inicio dos estudos e a elaboração dos projetos básico e executivo, etapas necessárias para se chegar a tão aguardada dragagem do porto paraibano.
Em visita técnica ao Porto de Cabedelo, reuniram-se Gustavo Giordano, gerente de Engenharia, e Antônio Acien, diretor de Obras da DTA Engenharia (empresa executora), Romero Dávila Coelho, da Eicomnor Engenharia (empresa supervisora), Bonfilho Martins e Phillipy Costa, assessores de Planejamento, e Lusielson Pereira, Técnico Ambiental da Docas-PB.
Foi feito o mapeamento da área para definição dos locais onde, na próxima semana, serão instalados os marégrafos, que iniciarão o levantamento sísmico e a batimetria para a elaboração dos projetos básico e executivo da obra de dragagem.
A dragagem do Porto de Cabedelo é uma das principais obras de investimento que estão em execução no porto paraibano e seu contrato foi celebrado, no último mês de março, em solenidade com a presença do governador João Azevêdo. Com a dragagem, o porto paraibano ampliará sua capacidade de movimentação de cargas em até 57% e ganhará ainda mais competitividade.
“Essa é uma vitória de todos nós. O primeiro passo veio com o governador João Azevedo e a assinatura dos contratos, e agora estamos entramos na fase prática. Um momento esperado há anos e que está mais perto do que nunca”, comemorou Gilmara Temóteo, presidente da Docas-PB.