A tão sonhada obra de dragagem do canal de acesso e bacia de evolução do Porto de Cabedelo teve início no último sábado (15) e segue sem qualquer interrupção às operações de importação ou exportação no Porto de Cabedelo, como informa a gerência de Operações da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB).
Mesmo com a execução da dragagem, já tivemos o desembarque de mais de 9.000 toneladas de trigo, que chegaram na última segunda (17), com o graneleiro Densa Hawk, atracado no berço 103/105. Além disso, mais de 65 mil toneladas, entre granéis sólidos e líquidos, já estão programadas para os próximos dias no Porto de Cabedelo.
A dragagem, que representa um investimento de R$ 95 milhões, vai levar o canal de acesso de 9,14 metros para 11 metros de profundidade, permitindo a atracação de navios de até 55 mil toneladas. Atualmente só é possível a atracação de navios de no máximo 35 mil toneladas. A mudança fará com que a movimentação no porto paraibano cresça até 57%, conforme projeções.
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da dragagem estima o crescimento de 10% ao ano até 2031, o que representa um montante de R$ 1,6 milhão/ano. Além da ampla geração de empregos, oportunidades, novos negócios, novas cargas, mais competitividade, arrecadação e a atração de mais empresas e investimentos.
A obra, que já era esperada há mais de uma década, será concluída ainda nesse semestre, com a atuação da draga Kenford, que já está operando, e ainda mais uma embarcação, que deve chegar no Porto de Cabedelo nas próximas semanas.