A tão sonhada obra de dragagem do canal de acesso e bacia de evolução já superou a marca dos 11% de execução. Iniciada em 15 de outubro, a obra está sendo executada no momento com três embarcações: Draga Kenford, Draga Omvac Diez e o Rebocador Topa Tudo Angra.
Navios de até 55 mil toneladas poderão atracar no Porto de Cabedelo com a conclusão da obra, que representa um investimento de cerca de R$ 95 milhões, em recursos próprios do Governo da Paraíba. O canal passará a ter 11 metros de profundidade e a bacia de evolução ficará com 300 metros de largura.
“Estamos realizando um sonho antigo, escrevendo um capítulo na história do Porto e deixando um legado para a logística e economia paraibana. Mas, apesar de tudo isso, nosso olhar sempre está na geração de emprego e renda que tudo isso vai proporcionar, graças ao aumento da movimentação. É um momento excepcional para o Porto”, comemorou Gilmara Temóteo.
Histórico da obra – A assinatura dos contratos aconteceu em março com o governador João Azevêdo e em maio já se iniciou a fase de projetos da obra. Em 13 de outubro chega a draga Kenford, que imediatamente inicia a fase executiva da dragagem. Já em 7 de novembro chega a draga Omvac Diez, que passa a integrar a obra. A previsão, de acordo com o setor de Engenharia da Companhia Docas da Paraíba, é concluir a obra já no primeiro semestre de 2023.