O Governador João Azevêdo esteve nesta terça-feira (13) no Instituto Praticagem do Brasil para conhecer as possibilidades de estudos para aumento do porte de navios no Porto de Cabedelo, que será um dos benefícios da dragagem em execução.
No Instituto, o governador conheceu o Centro de Simulações e Manobras, que foi implantado em parceria com a Universidade de São Paulo e é capaz de simular manobras em diversas condições em qualquer porto brasileiro ou estrangeiro.
No caso do Porto de Cabedelo, a ideia é capacitar os práticos com os devidos treinamentos para a nova profundidade do canal e os novos navios que poderão chegar até o Porto de Cabedelo.
O governador foi acompanhado pela diretora-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, e pelos secretários Adauto Fernandes (Representação Institucional em Brasília), Nonato Bandeira (Comunicação) e Marialvo Laureano (Fazenda), e foi recebido no Instituto pelo presidente da Praticagem do Brasil e presidente do Conselho de Administração do Instituto, prático Ricardo Falcão, e a diretora executiva do Instituto, Jacqueline Wendpap. Representantes do Fórum Brasil Export também participaram do encontro.
De acordo com Gilmara Temóteo, articular a capacitação dos práticos permitirá mais celeridade no processo de homologação do novo canal de acesso, bacia de evolução e nova sinalização do Porto de Cabedelo. Capacitação que será feita em parceria com a Capitania dos Portos da Paraíba.
A diretora-presidente da Docas-PB também adiantou que foi proposto pelo Instituto ao Governo da Paraíba a assinatura de um termo de cooperação técnica, através do Porto de Cabedelo, onde o Centro de Praticagem poderá auxiliar o porto paraibano em toda e qualquer necessidade.