O governador João Azevêdo autorizou, nesta segunda-feira (16), um conjunto de medidas para uma Paraíba mais competitiva e com mais oportunidades, entre elas a criação de um terminal intermodal diretamente ligado aos portos de Cabedelo, Suape e aeroportos: o Porto Seco Agesbec.
O Porto Seco vai melhorar a competitividade dos portos e aeroportos da região, favorecer a integração regional, atrair novos investimentos privados, desenvolver os municípios, gerar emprego e concentrar fluxos logísticos das cargas que circulam nas cidades portuárias, diminuindo o congestionamento, melhorando a qualidade de vida da população e reduzindo o impacto no meio ambiente.
A Estação Aduaneira Interior – EADI, ou porto seco, é um recinto alfandegado, local onde podem se realizar todos os trâmites processuais necessários para a liberação de mercadoria, tanto na importação como na exportação, localizada em zona secundária. Seu objetivo é prestar serviços públicos de movimentação e armazenamento de mercadoria importada ou exportada, sob controle aduaneiro. Nela, também são executados outros serviços, como despacho aduaneiro, acondicionamento/recondicionamento e montagem de mercadorias importadas.
Outras medidas: Além do Porto Seco, o governador João Azevêdo ainda anunciou diversas medidas de incentivo fiscal e reduções ou isenções de impostos para os setores produtivos, e ainda a instalação de novos negócios no estado – estes representando um investimento de mais de R$ 33 milhões e a criação de mais de 400 empregos diretos e indiretos.