Foi aberto nesta segunda-feira (19), no Centro de Convenções de João Pessoa, o Fórum Regional Nordeste Export 2023. O evento tem como objetivo reunir lideranças e especialistas do setor portuário para discutir os desafios logísticos e de infraestrutura na região nordeste e seus impactos no cenário nacional.
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, esteve presente no evento e falou sobre a importância para o estado em sediar o Fórum. “É um momento significativo para compartilhar conhecimento, experiências, e sobretudo, uma grande oportunidade de mostrarmos todo o trabalho que tem sido feito na área de infraestrutura e logística portuária na Paraíba. Estamos determinados a consolidar nosso estado como um protagonista nesse setor “, destacou.
As atividades do Nordeste Export começaram pela manhã com uma visita técnica ao Porto de Cabedelo. O porto está recebendo investimentos em obras de dragagem que ultrapassam os R$ 95 milhões, provenientes de recursos próprios do tesouro estadual. As melhorias incluem o aprofundamento do canal de acesso, que passará de aproximadamente 9 para 11 metros de profundidade, possibilitando o recebimento de navios de até 55 mil toneladas. De acordo com o diretor-presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Ricardo Barbosa, a dragagem será concluída até o final de junho.
“Este evento é de extrema importância para a discussão dos desafios e oportunidades do setor portuário. Temos a expectativa de que ele traga novas perspectivas e soluções inovadoras para impulsionar a economia do nosso estado, promovendo o crescimento e a geração de empregos”, afirmou Ricardo Barbosa.
O presidente da Docas-PB ainda anunciou uma licitação de cerca de R$ 22 milhões com diversas obras para o Porto de Cabedelo, entre elas a pavimentação asfáltica, sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e espaço de vivência, além de área de descanso e espaço de troca de turno para os Trabalhadores Portuários Avulsos. O valor ainda inclui o projeto Porto Cidade, também anunciado por Barbosa. Com práticas de sustentáveis, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês), o projeto tem como objetivo aproximar ainda mais a autoridade portuária e a comunidade local com programa de estágio, cursos, ações sociais e de sustentabilidade.
O CEO do Brasil Export, Fabricio Julião, elogiou o Porto de Cabedelo e o trabalho realizado pelo governo da Paraíba, ressaltando a importância dessas conquistas. “O trabalho realizado pelo governo da Paraíba na área de infraestrutura e logística portuária é louvável e demonstra o compromisso e a visão estratégica para impulsionar o comércio exterior e fortalecer a economia local, o que é fundamental para atrair negócios, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento da região”, afirmou.
Diversas autoridades também estiveram presentes na cerimônia de abertura, incluindo o secretário executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Roberto Gusmão; o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery; o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Felipe Queiroz, além de outros gestores, líderes políticos e empresariais.
O Porto de Cabedelo foi escolhido como anfitrião pelo protagonismo que conquistou nos últimos anos. O Prêmio Antaq 2022 apontou o porto paraibano como o segundo melhor do País na categoria “Conformidade Regulatória”. Foi o segundo ano consecutivo de premiação para Cabedelo na categoria que indica as gestões líderes pelo zelo no cumprimento das normativas e regulamentações da Agência, dando visibilidade às boas práticas de gestão e integridade da Autoridade Portuária.