Nesta manhã, o segundo dia do Nordeste Export 2023 teve início com dois painéis que trouxeram discussões relevantes sobre o transporte ferroviário e a transição energética. Gestores, empresários e autoridades reuniram-se para explorar perspectivas e caminhos para o desenvolvimento da região Nordeste nesses setores-chave.
O primeiro painel, intitulado “Perspectivas do transporte ferroviário para o desenvolvimento da região Nordeste”, reuniu Felipe Queiroz, Diretor da ANTT, Anderson Abreu, Gerente Geral de Relações Institucionais da VLI, e Humberto Mota, Presidente da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL). Durante a discussão, foram abordados temas como investimentos em infraestrutura, expansão de malha ferroviária, integração logística e impactos socioeconômicos do transporte ferroviário na região. Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e discutir estratégias para impulsionar o desenvolvimento dessa modalidade de transporte tão importante para a região Nordeste.
Já o segundo painel, intitulado “Transição energética, energias renováveis e caminhos para um futuro sustentável”, teve a participação de André Magalhães, Diretor Comercial do Complexo do Pecém, Carlos Cavalcanti, Diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Complexo de Suape, João Guilherme Mattos, Diretor-Executivo da OnCorp, e Jaime Calado, secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte. Os debatedores exploraram os desafios e oportunidades relacionados à transição para energias renováveis, como a energia eólica e solar, e discutiram medidas para promover o uso eficiente dos recursos naturais, reduzir as emissões de carbono e fomentar o desenvolvimento sustentável na região Nordeste.
Ainda nesse segundo dia, os participantes terão a oportunidade de explorar estratégias de integração entre os diferentes modais de transporte, como rodovias, ferrovias e hidrovias, visando a otimização dos fluxos logísticos e a redução de custos. Além disso, será discutida a importância da boa gestão dos portos públicos para impulsionar a economia do Nordeste, destacando a relevância da infraestrutura portuária na promoção do comércio exterior e no desenvolvimento regional.