O Porto de Cabedelo começou nesta semana a estocagem de 10 mil toneladas de açúcar para exportação. A carga será exportada pela Japungu Agroindustrial com destino a África do Sul.
A importante série de investimentos do Governo da Paraíba no Porto de Cabedelo foi fundamental para essa operação histórica, de acordo com Edmundo Barbosa, presidente-executivo do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool). O reconhecimento foi dado em reunião com o governador João Azevêdo na última quarta (20).
“O sentimento é de extrema felicidade em saber que os benefícios dos investimentos que fizemos no Porto de Cabedelo já estão chegando. A exportação de açúcar pelo nosso Estado vem ao encontro de novos investimentos que o Governo ainda irá promover, como a ponte ligando Cabedelo a Lucena e a ampliação das áreas de contêineres do próprio Porto de Cabedelo, o que vai beneficiar ainda mais outros setores”, afirmou João Azevêdo.
O agradecimento foi endossado por José Bolivar, da Japungu Agroindustrial. “Agradecermos ao governador João Azevêdo pela melhoria na infraestrutura do Porto e, a partir disso, conseguirmos fazer a primeira exportação pelo Porto de Cabedelo de um açúcar originado de uma usina paraibana. Isso vai impactar de maneira muito positiva a economia do nosso estado”, comentou.
A exportação de 10 mil toneladas de açúcar que acontecerá em outubro é a primeira de duas, totalizando 20 mil toneladas, mas o presidente-executivo do Sindalcool adiantou que o montante pode chegar a 100 mil toneladas nos próximos anos.