O Porto de Cabedelo deu mais um passo importante em sua política de sustentabilidade e preservação ambiental. Na última segunda-feira (2), foi realizada a solenidade de assinatura do Plano de Área, um instrumento essencial para a prevenção e o controle de incidentes ambientais na zona portuária, especialmente relacionados a derramamentos de óleo no mar.
O documento estabelece um sistema integrado de cooperação entre instituições públicas e privadas com atuação direta na área portuária. O objetivo é garantir uma resposta imediata, eficiente e coordenada em situações de emergência ambiental, reforçando o compromisso com a segurança e a preservação dos ecossistemas costeiros.


A solenidade contou com a presença de representantes de diversos órgãos e instituições que compõem esse esforço conjunto, como a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Capitania dos Portos da Paraíba, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, a Defesa Civil, além de representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Cabedelo.
Para o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, o Plano de Área representa mais uma conquista dentro da estratégia de modernização do Porto de Cabedelo, que alia desenvolvimento econômico à responsabilidade socioambiental.


“O Porto de Cabedelo vive seu melhor momento. Além dos investimentos históricos e vultuosos avanços na infraestrutura, não perdemos de vista a importância da sustentabilidade. Essa assinatura, juntamente com nossos investimentos em energia solar, drenagem, galerias, lava-rodas e tratamento de água e resíduos, fortalecem nossa capacidade de resposta a possíveis emergências ambientais e reforça o papel do Porto como agente comprometido com a proteção do meio ambiente e da vida marinha”, destacou Barbosa.


