A obra mais esperada da década no Porto de Cabedelo já ultrapassou a metade da sua execução. De acordo com o setor de Planejamento, 58% da obra já foi executado, o que significa que mais de 677 mil m³ já foram removidos do canal de acesso e bacia de evolução do porto paraibano.
“Essa obra é a concretização de um sonho pra gente começar 2023 com o pé direito. Foi mais de uma década de busca pela dragagem e ainda nesse semestre faremos a entrega da obra. É um marco para o Porto de Cabedelo, para a logística e para a economia paraibana”, celebrou a diretora-presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo.
A avaliação da Docas-PB é um aumento de até 57% na capacidade de movimentação, com a possibilidade de receber navios de até 55 mil toneladas, levando o canal de acesso de 9,14 metros de profundidade para 11 metros.
Os contratos foram assinados em 2022 pelo governador João Azevêdo e representam um investimento de quase R$ 100 milhões em recursos próprios do Governo da Paraíba.
“Nós sabemos exatamente o reflexo que essa obra de dragagem trará para a economia da Paraíba, e o que eu penso é no que podemos fazer pela Paraíba. Para mim, é uma alegria, pois estamos deixando aqui uma obra que será um legado pro futuro. E isso tudo é fruto do trabalho de muita gente, de muitas mãos lutando para atingir esse objetivo”, destacou o governador.
A draga Kenford cumpriu sua finalidade de remoção de sedimentos ao longo da bacia de evolução e das áreas do canal interno e externo do Porto de Cabedelo. Sendo que atualmente duas embarcações estão atuando diretamente na obra de dragagem, a draga Omvac Diez, que está executando suas atividades no trecho 3 do canal externo, e o nivelador de fundo Topa Tudo Angra em toda extensão da área dragada.
A obra está sendo executada pela DTA Engenharia, empresa vencedora da licitação realizada em março de 2022, e é supervisionada pelas empresas Eicomnor Engenharia e Caruso Soluções Ambientais e Tecnológicas.