- Oportunidade: De acordo com seu ramo de atividade, é importante perceber as melhores oportunidades comerciais em qualquer parte do mundo.
- Prospecção de Clientes: Este sempre disponível para entrar em contato com clientes, intermediar negociações em lingua estrangeira, como inglês ou espanhol. Além disso,esteja apto a promover seus produtos/serviços, enviando amostras e preparando-os para o mercado internacional
- Feiras Internacionais: Busque informações sobre eventos internacionais, selecione os que mais se enquadram ao seu perfil a fim de expor seus produtos/serviços no Brasil e no mundo.
- Adequação da Empresa e Produtos: Através de uma análise técnica, adeque seus produtos, embalagens, manuais, entre outras características aos mercados de destino.
- Licenciamentos: Algumas mercadorias, como alimentos, medicamentos, tóxicos, químicos, entre outros, necessitam licenciamentos prévio ao embarque, de acordo com a classificação fiscal da mercadoria (NCM). Informe-se quais certificados são exigidos para evitar embaraçõs no momento da exportação.
- Pagamentos ao Exterior: Esteja atento a taxas bancárias e recolhimentos fiscais embutidos no recebimento de divisas do exterior para o pagamento dos pedidos, a fim de cumprir rigorosamente com os procedimentos do Banco Central do Brasil.
- Inspeção Pré-Embarque: Tenha o hábito de acompanhar todo o processo produtivo nos portos e aeroportos brasileiros, enviando amostras, acompanhando a ova do container, sempre avaliando qualitativa e quantitativamente os bens a serem exportados.
- Testes Técnicos: As amostras têm como finalidade a possibilidade da verificação visual e análises técnica do produto, através de institutos internacionais de verificação de qualidade.
- Embarque da Mercadoria: Esteja atento, estude suas necessidades de seus clientes. Tenha cuidado para acomodar o que esta sendo enviado de modo que cheguem integros ao destino e seus produtos, criando uma logística porta-a-porta, atendendo, dessa maneira, os quesitos primordiais da qualidade (tempo x custo).
- Emissão de Documentos Aduaneiros: Após o embarque da mercadoria, é realizada uma conferência documental ainda no Brasil, a fim de que esses documentos possam ser emitidos em conformidade com a legislação aduaneira do país de destino.
- Entrega da Mercadoria: Após o desembaraço aduaneiro no país de destino, é vital contatar o receptor, mostrar-se preocupado, verificando o nível de satisfação da exportação realizada.