Foi aberta oficialmente na manhã de hoje (17) a IX PIANC-COPEDEC. A Nona Conferência Internacional de Engenharia Costeira e Portuária em Países em Desenvolvimento, que acontece até a próxima sexta-feira (21), no Rio de Janeiro, reúne 450 profissionais da área de infraestrutura portuária e marítima, fornecedores de equipamentos, especialistas ambientais, pesquisadores e estudantes de 37 países, incluindo o Brasil. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários ? ANTAQ coordena a realização do evento no país, cujo tema é Aperfeiçoando o Transporte Aquaviário e o Desenvolvimento Costeiro ? O desafio de alcançar soluções integradas.
Abriram a Conferência o presidente do Comitê Local da IX PIANC-COPEDEC, Rafael Galvão, o presidente do Comitê Internacional, Freddy Wens, o diretor-geral da ANTAQ, Adalberto Tokarski, o presidente da PIANC, Geoffroy Caude, e o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Fernando Fortes.
A IX PIANC-COPEDEC conta com 32 patrocinadores e 60 expositores. ?A expectativa era de 350 inscritos, mas esse número foi superado em mais cem inscrições?, informou Rafael Galvão, ao declarar aberta a Conferência. ?O número de trabalhos apresentados também superou as expectativas, atingindo 150 estudos?, declarou o presidente do Comitê Internacional, ao dar as boas-vindas aos presentes.
Ao falar na abertura do evento, o diretor-geral da ANTAQ destacou o papel da Agência na organização do evento: ?Nossa missão não poderia ser mais desafiadora, qual seja reunir a comunidade ligada ao transporte aquaviário do mundo todo e propiciar um ambiente de troca de ideias, experiências e soluções para os desafios. Espero que os trabalhos que serão apresentados durante esta semana fomentem as discussões sobre os temas da engenharia costeira e portuária e que todos usufruam do convívio com os especialistas mundiais dessas matérias?, salientou.
O diretor-geral da ANTAQ destacou ainda a importância para o país do tema da Conferência do Rio: ?Não poderia ser mais oportuno, especialmente para o Brasil, que busca soluções para a integração de vários modais de transportes e maior eficiência e competitividade. Esse desafio está colocado não só para os governos, mas, também, para as empresas e para academia, e as contribuições desta conferência sobre as mudanças climáticas e seus impactos na dinâmica portuária e costeira serão um legado que vamos deixar para as futuras gerações?, disse.
Na sequência, o presidente da PIANC, Geoffroy Caude, fez um resumo das atividades da instituição, criada em 1885 e que hoje conta com 38 membros qualificados (organizações governamentais e não-governamentais representando um país), 450 membros corporativos (autoridades portuárias, câmaras de comércio, universidades, outros setores público e privado organizações) e 2 mil delegados individuais. Geoffroy informou que o próximo Congresso da PIANC será em 2018, no Panamá, e a próxima conferência (PIANC-COPEDEC), em 2020, em Teerã, no Irã.
Em sua fala, o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Fernando Fortes, elencou alguns avanços do setor portuário, desde as mudanças derivadas da nova Lei dos Portos (Lei º 12.815/13), como as 71 novas instalações privadas, já autorizadas, e outros 67 novos processos que estão em análise pela SEP e ANTAQ, totalizando R$ 24 bilhões em investimentos. ?Além disso, são mais cerca de 20 pedidos de antecipação de prorrogações, que juntos chegam a R$ 10 bilhões em investimentos?, afirmou.
Para os principais portos do país, Fortes disse que há um orçamento de R$ 1,1 bilhão no Ministério para alocação nos portos do Rio de Janeiro, Vitória, Paranaguá e Santos, já em andamento, em dragagem e obras de infraestrutura. Em atendimento a outra demanda do setor, o secretário-executivo informou que, brevemente, será apresentada uma proposição para concessão de dragagem à iniciativa privada.
Os trabalhos
Ontem (16), já foram realizados dois minicursos: um sobre Engenharia Portuária e Engenharia Costeira e outro sobre dragagem. Na próxima quarta-feira (20), serão realizadas cinco visitas técnicas: Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha do Brasil; LabOceano; Porto Novo; Porto do Sudeste e Sepetiba Tecon. Paralelamente a essas visitas técnicas, haverá o Workshop PIANC-ECLAC (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) – ANTAQ sobre navegação interior e um uso mais sustentável dos recursos naturais: redes, desafios e oportunidades para a América do Sul.
Ao longo desta semana também serão apresentados os 150 artigos selecionados. A Associação Internacional de Empresas de Dragagem (International Association of Dredging Companies, IADC) oferecerá o Prêmio Jovem Autor para o melhor trabalho. O vencedor, que será conhecido na cerimônia de encerramento da conferência, receberá um troféu, mil euros e o seu trabalho será publicado na Terra et Aqua, a única revista técnica sobre dragagem. O secretário-geral da IADC, René Kolman, entregará o prêmio para o autor do melhor artigo apresentado no evento. Outro prêmio oferecido será o Summa Amarasinghe Award para o melhor artigo de autor de países em desenvolvimento. Ron Cox entregará o prêmio para o vencedor.
Fonte: www.antaq.gov.br