Nos próximos 30 dias quatro navios, todos vindos dos Estados Unidos, descarregarão em nosso porto mais de 120 mil toneladas do produto que tem como destino final o polo cimenteiro do Estado da Paraíba, cujas fábricas o utilizam como combustível para a produção do cimento.
O primeiro navio, You & Island, de bandeira panamenha, atracou nesta sexta-feira (24) com mais de 29 mil toneladas de petcoke. Essa operação de petcoke ou coke verde de petróleo envolve caminhões caçamba que transportam o produto do porto ao depósito do TECOP ? Terminal de Combustíveis da Paraíba e de lá é distribuído para as fábricas.
A presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, explica que o coque de petróleo, ?do inglês ?petcoke?, é o produto sólido resultante da destilação do petróleo, obtido a partir do craqueamento das frações residuais pesadas?.
O navio Diana Bolten, que vem de Houston (EUA), com 30,3 mil toneladas petcoke, atraca na próxima semana. Em abril o Porto de Cabedelo recebe mais dois navios. As duas cargas de petcoke superam 80 mil toneladas. O cargueiro Daí Shan Hai vai atracar com 35 mil toneladas e o Pola Idian com 28,5 mil toneladas.