O setor de Operações do Porto de Cabedelo confirmou que a draga Kenford chega nesta quarta-feira (12) no canal de acesso, onde ficará fundeada. Na quinta, a embarcação atraca no berço 107 e terá inspeção da Capitania dos Portos da Paraíba na sexta-feira.
Os projetos básico e executivo já foram aprovados pela empresa supervisora, o Consórcio Eicomnor-Caruso, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), através do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), e pela parte técnica da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB).
“Nesse momento está acontecendo a mobilização das dragas, sendo a primeira delas a Kenford, que está prestes a chegar no nosso porto. Além de mais duas, que estão navegando nesta direção também e devemos dar mais detalhes nos próximos dias”, pontua a diretora-presidente da Docas-PB, Gilmara Temóteo.
Com a chegada das dragas e demais equipamentos (balsas, batelões de carga e nivelador de fundo, por exemplo), é solicitada a autorização da Marinha do Brasil, para então a dragagem efetivamente começar. Os engenheiros e técnicos já estão no Porto para acompanhar a chegada da draga e também o início imediato da obra que, de acordo com a presidente, não vai afetar em nada o dia a dia do Porto de Cabedelo. “As operações vão continuar normalmente. 24 horas por dia e 7 dias por semana”, reforça Gilmara.
No total, a obra representa um investimento de R$ 95 milhões e vai levar o canal de acesso de 9,14m de profundidade para 11m, além de deixar a bacia de evolução com 300 metros de largura, permitindo a chegada de navios maiores, mais cargas, novas operações, mais competitividade e novos empregos diretos e indiretos.