O Porto de Cabedelo terá movimentação de aproximadamente 60 mil toneladas de cargas até o próximo dia 16. Cinco navios desembarcando granéis líquidos, sólidos e cargas gerais. Todas essas operações empregam algumas centenas de trabalhadores portuários, motoristas e outros funcionários de transportadoras.
Neste domingo (6) o navio Nord Observer, de bandeira liberiana, atracará no cais do porto às 7 horas, com 5.200 toneladas de Diesel S-10. O produto vem de Houston-Texas (EUA). Já o navio Nord Farer, procedente de Guamaré-RN, deve atracar no Porto de Cabedelo nesta segunda-feira (7), com 10.000 toneladas de gasolina e diesel. No dia 16 desse mês o navio Federal Tiber atracará com 19.000 toneladas de coque verde de petróleo.
Esta semana 12.000 toneladas de coque chegaram dos Estados Unidos no navio Global Andes. A presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, comemora a movimentação no Porto. “Nossas operações são contínuas, ininterruptas, ágeis e com melhores custos”, pontuou.
O navio Global Andes atracou na quinta-feira (3) e o descarregamento foi concluído na noite desta sexta-feira (4). A operação de descarga do coque foi feita pela empresa Marajó Logística , empresa de logística que atua com descarregamento, transporte e armazenagem de cargas. O gerente da Marlog, José Rufino Júnior, revelou que um grande número de trabalhadores se beneficia, através do OGMo (órgão gestor de mão de obra). “São mais de 230 trabalhadores em regime de rodízio 24h por dia, como estivadores, arrumadores, conferentes, equipes de vigias.
Além disso, mais de 60 motoristas se revezam nos caminhões, e para evitar imprevistos, esses veículos são constantemente vistoriados”, pontuou.
?Toda cadeia ganha: trabalhadores portuários, funcionários, comércio, postos de combustíveis, restaurantes, além da grande arrecadação de impostos por parte do governo, ou seja, emprego e renda por todo o Estado”, destaca o gerente Júnior.
O coque verde de petróleo é um produto importado dos EUA e movimenta uma cadeia de segmentos ligados ao setor cimenteiro.
Ele é utilizados como matéria prima de combustível. O coque verde de petróleo, que no passado já foi resíduo, depois subproduto, hoje é um produto utilizado em grande escala como combustão para indústrias e fabricação de ferramentas de aço, por exemplo, mas possui diversas outras aplicações na indústria.
Granito paraibano – Além dos navios citados acima, no dia 16 seguem para a Itália 6.500 toneladas de granito extraído na Região de Santa Luzia (PB), que serão embarcados no navio Quetzal Arrow. A carga já está no porto.
fotos: Josélio Carneiro