Foi realizada nesta quarta (24) e quinta-feira (25), no Porto de Cabedelo, uma inspeção da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos e Terminais e Vias Navegáveis, a Cesportos, que se reuniu com Comissão Nacional, a CONPORTOS, para um trabalho de avaliação e estudo nas instalações portuárias.
As reuniões e encontros que aconteceram durante os dois dias de trabalho buscam verificar se o Plano de Segurança Portuária (PSP) do Porto de Cabedelo e o Estudo de Avaliação de Riscos (EAR) estão de acordo com as normas internacionais de segurança que os Portos precisam ter para melhor realizarem as suas operações.
Foram inspecionados o perímetro de toda área primária do Porto de Cabedelo, a extensão do cais, cabeços, barreiras fixas, o prédio da Guarda Portuária, a sala da CFTV, cancelas automáticas, detector de metais, catracas mecânicas de acesso, fiscalização de procedimentos de acesso de pessoas e veículos, setor de TI, perímetro com Terminal Pesqueira e câmeras de vigilância. Na tarde desta quinta-feira também foi realizada uma reunião com os arrendatários na sede da Polícia Federal.
“Nosso objetivo, de todos os que fazem a Cesportos-PB, inclusive a Companhia Docas, que integra o colegiado, é ter um porto cada vez mais seguro e certificado”, declarou Gustavo Leite, coordenador da Cesportos-PB.
Todo o trabalho conta, ainda, com a atuação da Antaq, Polícia Federal, Capitania dos Portos, Receita Federal, representantes do Governo do Governo da Paraíba por meio do Corpo de Bombeiros, nas pessoas do Major Silveira e do Capitão Amaral Godoy, além da Companhia Docas da Paraíba.
Também participaram das atividades o presidente da Conportos, Marcelo João, Paulo Barros, Oficial de Ligação da Marinha junto à Conportos na Marinha do Brasil, e Geovaldri Laitartt e Albeniza Pires, representantes da Conportos.