A Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB) iniciou nesta segunda-feira (31) uma nova etapa para a atualização do Plano Mestre do Porto de Cabedelo. O cronograma de reuniões começou hoje e segue até a sexta, com encontros presenciais e virtuais, além de visitas técnicas.
A nova etapa acontece em conjunto com uma equipe multidisciplinar da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Empresa de Planejamento e Logística (EPL), vinculados ao Ministério da Infraestrutura, Ramboll – Consultoria Ambiental e de Saúde, e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
“O Plano Mestre é um documento fundamental para os portos. É a coluna vertebral de todo o planejamento. É lá onde temos projeções, demandas, questões de infraestrutura e meio ambiente, por exemplo. É fundamental viver essa atualização, preparando o Porto de Cabedelo para um futuro grandioso”, pontua a presidente da Docas-PB, Gilmara Temóteo.
Pela manhã, a equipe esteve em visita técnica pelas instalações do Porto, verificou obras em andamento e locais de futuros projetos, como a Retroárea do Jacaré, onde será construído o Truck Center.
Já a tarde tivemos uma reunião com a Docas-PB e membros do Conselho de Administração Portuária para falar da metodologia em que serão desenvolvidos os projetos e, em um segundo momento, os operadores portuários e representantes das arrendatárias também estiveram presentes para que fosse apresentada a projeção de demanda para o Plano Mestre.
“O cronograma de reuniões segue até a sexta, com encontros por todo o complexo portuário, e vamos ter em breve um documento final, completo, detalhado e que coloca o Porto de Cabedelo não só com os olhos no futuro, mas dando também os primeiros passos”, finalizou a presidente Gilmara Temóteo.