O primeiro momento de painéis no Nordeste Export 2023 foi o InfraJur – Encontro Nacional de Direito da Logística, de Infraestrutura e de Transportes. Os debates abordaram temas relevantes, como o controle das agências reguladoras, questões do Direito Portuário e formas de contratação no trabalho portuário, o evento proporcionou discussões aprofundadas sobre os desafios jurídicos enfrentados no setor.
O painel de abertura foi “Atuação do Tribunal de Contas da União no controle das atividades das agências reguladoras” e o evento seguiu com os paineis “Questões atuais de Direito Portuário: Adicional de Risco e Aplicação do Tema 1046 do STF” e “Formas de contratação no trabalho portuário: exclusividade x prioridade”.
Os momentos de debate tiveram a presença de diversas lideranças logísticas e jurídicas, como também e autoridades jurídicas do Tribunal de Contas da União, Tribunal Superior do Trabalho e Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.
Além dos painéis do InfraJur, o primeiro dia do Nordeste Export também conta com a abertura oficial do evento e o lançamento do livro que narra a história de vida de Aluísio Sobreira, presidente do Conselho do Nordeste Export, pela série “Biografias Brasil Export + ABTP”.