O segundo dia do Nordeste Export 2023, evento que reúne gestores, empresários e autoridades para discutir estratégias de aprimoramento logístico, infraestrutural e de transporte na região Nordeste, chegou ao fim com dois painéis que abordaram temas cruciais para o desenvolvimento regional.
O primeiro painel da tarde, intitulado “Planejamento integrado e a multimodalidade aplicadas para o aumento da eficiência logística”, teve a participação de Fabrizio Pierdomênico, Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Portos e Aeroportos, Eduardo Nery, Diretor-Geral da ANTAQ, Roberto Oliva, Presidente do Conselho Deliberativo da ABTP, Natália Marcassa, CEO da MoveInfra, Marcelo Lima, Gerente Geral de Logística do Grupo Moura e Claudio Murilo Xavier, Diretor da Wilson Sons e Vice-Presidente da FIEB. Os participantes debateram sobre a importância do planejamento integrado para reduzir custos, minimizar impactos ambientais e impulsionar o desenvolvimento econômico por meio de uma logística mais eficiente.
O último painel do evento, intitulado “A importância da boa gestão dos portos públicos para a economia do Nordeste”, colocou em pauta a relevância dos portos públicos na promoção do comércio exterior e no desenvolvimento regional com Ricardo Barbosa, Presidente do Porto de Cabedelo, Ana Paula Calhau, Diretora-Presidente da CODEBA, Marcio Guiot, Presidente do Complexo de Suape e Nino Ubarana, Diretor-Presidente da CODERN. A gestão eficiente dos portos públicos foi destacada como um fator-chave para impulsionar a economia do Nordeste, atraindo investimentos, promovendo o comércio internacional e gerando empregos na região.
Com a conclusão desses dois painéis, o segundo e último dia do Nordeste Export encerrou-se, deixando uma rica troca de experiências e insights para o aprimoramento do setor logístico e portuário no Nordeste brasileiro. A programação do evento gerou o ambiente propício para a discussão de temas relevantes, a identificação de desafios e a busca por soluções inovadoras que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região.