O Porto de Cabedelo está fazendo o dever de casa, no sentido de se preparar para receber navios de passageiros. A obra mais recente é a adequação do berço 101, com a construção de uma passarela para que os turistas desembarquem no cais e se dirijam para a Fortaleza de Santa Catarina, um dos principais pontos turísticos do litoral de Cabedelo.
?Nossa ideia é que os turistas tenham uma imersão na Paraíba assim que chegarem. Fazendo com que a experiência comece já no desembarque. Para que isso aconteça, uma das necessidades é a pavimentação do trecho entre o Porto e a Fortaleza?, argumenta a presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo.
A obra de pavimentação gira em torno de R$ 85 mil e começou com a remoção do pavimento antigo (em blocos sextavados e paralelepípedos). ?Já fizemos as etapas preliminares e iniciamos a concretagem do novo pavimento pensando inclusive na segurança e acessibilidade dos futuros turistas?, explica Gilmara.
O Porto de Cabedelo já recebeu navios de passageiros, mas a chegada era feita com pouca infraestrutura turística. No entanto, existe um projeto para a construção de um Terminal de Passageiros. Segundo, a presidente da Docas-PB, o projeto prevê um novo berço de atracação e uma área de aproximadamente 2,7 mil m² e está na rota de reuniões e busca por parcerias. ?A Paraíba já é um destino procurado, por isso estamos criando soluções práticas e eficientes, mas também seguras e atrativas?, finaliza Gilmara.