A draga Kenford, primeira embarcação da obra de dragagem do Porto de Cabedelo, atracou na manhã desta quinta-feira (13) e já fez o reconhecimento do canal de acesso e bacia de evolução.
Além da Kenford, mais uma draga e mais equipamentos já estão a caminho do porto paraibano para dar andamento a obra mais esperada pela comunidade portuária. “A última dragagem foi há 12 anos e hoje estamos escrevendo um capítulo revolucionário na história do nosso porto”, celebrou a diretora-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo.
Com a obra, que representa um investimento de R$ 95 milhões, vai transformar a realidade do Porto de Cabedelo, possibilitando a atracação de navios maiores e com mais cargas, além da atração de mais investimentos, novos negócios e a geração de inúmeros novos empregos.
A obra teve os contratos assinados em março deste ano entre o Governo do Estado, Porto de Cabedelo e a empresa DTA Engenharia (empresa executora da Dragagem) e ainda o consórcio Eicomnor–Caruso, contratado para a fiscalização e monitoramento ambiental da obra.
Com essa obra, o canal de acesso passará dos atuais 9,14m a 11m de profundidade, o que levará o Porto de Cabedelo a um patamar mais competitivo, ampliando sua capacidade de movimentação de cargas em até 57%.