O Capitão dos Portos da Paraíba, o Capitão de Fragata Erijansen Maciel, autorizou o início da dragagem do canal de acesso e bacia de evolução do Porto de Cabedelo. Com o deferimento, a fase executiva da dragagem começou oficialmente no sábado (15).
A obra representa um investimento de R$ 95 milhões e já era sonhada há mais de uma década pela comunidade portuária. Segundo registros da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), a última dragagem aconteceu há cerca de 12 anos.
A dragagem vai levar o canal de acesso de 9,14 metros, para 11 metros de profundidade, trazendo diversos benefícios para o Porto de Cabedelo, com a atração de navios maiores e com mais carga, além de mais competitividade, novos negócios, novas cargas, mais emprego e renda para os envolvidos direta e indiretamente na atividade portuária.
“De acordo com as nossas projeções, as movimentações no Porto de Cabedelo podem subir até quase 60% com a conclusão dessa obra tão sonhada. Estamos vendo excelentes capítulos da logística, da economia e das oportunidades sendo escritos”, celebrou a diretora-presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo.
A draga Kenford, que atracou no Porto de Cabedelo na última quinta-feira (13), já está operando inicialmente na bacia de evolução (área de manobra das embarcações). Além dela, mais uma draga está sendo mobilizada e chega nas próximas semanas.
A obra teve os contratos assinados em março deste ano entre o Governo do Estado, Porto de Cabedelo e a empresa DTA Engenharia (empresa executora da Dragagem) e ainda o consórcio Eicomnor–Caruso, contratado para a fiscalização e monitoramento ambiental da obra.