Autoridades, órgãos técnicos e comunidade portuária se reuniram na manhã desta terça-feira (8) no Porto de Cabedelo para a apresentação da evolução da obra de dragagem do canal de acesso e bacia de evolução, que começou no último dia 15 de outubro.
O encontro teve a presença da diretora-presidente Gilmara Temóteo (Docas-PB), Deusdete Queiroga (secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Paraíba), Capitão de Fragata Erijansen Maciel e Tenente Pablo Lopes (Capitania dos Portos da Paraíba), Eloízio Dantas (Sudema), Giovanni Marinho e Fábio Bonifácio (Antaq), Márcio Madruga (Heytor Gusmão), Fábio Silveira (Gallotti e Advogados Associados), além de Raphael Salgado, Antonio Acien e Gustavo Giorgiano, da DTA Engenharia (empresa executora da obra de dragagem), e Romero Dávila, do Consórcio Eicomnor-Caruso (empresa supervisora da obra de dragagem).
Foram apresentados detalhes de todas as etapas da obra até aqui, estudos de topografia, maregrafia, sondagem indireta, batimetria, jetprobe, SPT, rotativa e análises de laboratório, até a execução propriamente dita da obra, com detalhamento dos equipamentos e explanação sobre cada trecho da obra de dragagem.
Durante o encontro, o secretário Deusdete Queiroga reiterou a importância da dragagem para o Estado da Paraíba e destacou que o governador João Azevêdo quer acompanhar com muita atenção o andamento da obra. Inclusive, segundo o secretário da Infraestrutura, a intenção do governador é participar da próxima reunião técnica sobre a dragagem, pré-agendada para o mês de dezembro.
“É muito gratificante ver o futuro sendo escrito e fazer parte dele. A chegada da segunda draga consolida a obra e representa mais um grande avanço. Essa reunião foi fundamental para entendermos as etapas vividas até aqui e desenhar como serão os próximos momentos com os novos ciclos da dragagem até a conclusão”, sinalizou a diretora-presidente Gilmara Temóteo.
Depois da reunião, houve ainda uma visita ao cais do Porto de Cabedelo para conhecer a draga Omvac Diez, que atracou na última segunda para integrar a obra que representa um investimento de R$ 95 milhões por parte do Governo da Paraíba.
De acordo com o planejamento, o canal de acesso passará de 9,14m para 11 metros de profundidade, permitindo a chegada de navios maiores e a possibilidade de diversos novos negócios, além da geração de emprego e renda.