Um marco histórico foi estabelecido no Porto de Cabedelo com Navio-Veleiro “Cisne Branco”, da Marinha do Brasil, que abriu suas portas para visitação pública no último domingo (17). Quase 9 mil pessoas estiveram no cais do porto para conhecer de perto essa embarcação histórica e emblemática.
“Foi uma rara e especialíssima oportunidade de mergulhar nas ricas tradições e responsabilidades desempenhadas pelo “Cisne Branco”. Afinal, este imponente veleiro de 76 metros de comprimento não é apenas um navio, mas um verdadeiro embaixador dos mares, exercendo funções diplomáticas e de relações públicas em eventos náuticos nacionais e internacionais”, pontuou Ricardo Barbosa, diretor-presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB)
E o papel do “Cisne Branco” vai muito além. Sua missão inclui representar o Brasil em eventos náuticos pelo mundo, divulgar a mentalidade marítima, preservar as tradições navais e complementar a formação marinheira do pessoal da Marinha. A bordo, encontramos aspirantes da Escola Naval, alunos do Colégio Naval, das Escolas de Aprendizes Marinheiros e das Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, todos imersos em treinamento e aprendizado.
“Estamos muito felizes em ter trazido o navio até aqui. Em poucos lugares a recepção foi tão calorosa. A ideia é que possamos trazer muitas outras embarcações até cabedelo e receber a visita da sociedade”, agradeceu o Capitão dos Portos da Paraíba, o Capitão de Fragata Ronaldo de Almeida Miranda Junior.
A visita ao “Cisne Branco” ofereceu aos visitantes a oportunidade de conhecer um pouco da vida de bordo, saber detalhes técnicos da embarcação e aprender sobre a história naval do Brasil.
Confira abaixo a galeria com imagens da visitação.