O Porto de Cabedelo inicia um novo capítulo de sua história com a entrega de importantes obras e o anúncio de novos investimentos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A solenidade, realizada na ontem (5), contou com a presença do governador João Azevêdo, do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, do Presidente da Câmara Federal, Hugo Motta, além de diversas autoridades políticas e representantes do setor produtivo.


As entregas marcam um salto de qualidade na infraestrutura do Porto, reafirmando seu papel estratégico no desenvolvimento econômico da Paraíba e do Nordeste. Com a conclusão e homologação da dragagem do canal de acesso e bacia de evolução, o Porto de Cabedelo passa a operar com 11 metros de profundidade, podendo receber navios de até 55 mil toneladas de carga.
ENTREGAS
Além disso, foram entregues a nova sede administrativa, a requalificação dos armazéns, novas estruturas operacionais e o sistema de energia solar, tornando o Porto de Cabedelo o primeiro porto público do país a operar com energia fotovoltaica. Os investimentos, que ultrapassam R$ 200 milhões, refletem o compromisso com a eficiência, a sustentabilidade e a modernização do setor portuário paraibano.
O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, destacou a transformação pela qual o Porto vem passando. “Vivemos o melhor momento da história do Porto de Cabedelo. Aumentamos nossa capacidade operacional, modernizamos nossas estruturas e mostramos que é possível fazer uma gestão pública eficiente, técnica e transparente. Esses investimentos, liderados pelo governador João Azevêdo e com apoio do governo federal, concretizam sonhos antigos e projetam o Porto de Cabedelo para um futuro ainda mais promissor”, afirmou.
Barbosa ainda enfatizou o impacto direto das obras na geração de empregos, na atração de novas cargas (especialmente contêineres) e no fortalecimento da cabotagem, que já registra crescimento significativo.
O governador João Azevêdo destacou a importância dos investimentos para o desenvolvimento da Paraíba. “O Porto de Cabedelo é um símbolo da nossa capacidade de entregar obras estruturantes com responsabilidade fiscal. Ao lado de iniciativas como a Ponte do Futuro e o Arco Metropolitano, estamos posicionando a Paraíba como um estado preparado para crescer ainda mais”, pontuou.


Durante o evento, foi assinado o Termo de Inclusão de novas obras no PAC, incluindo a extensão do molhe (dique) e a dragagem de alargamento da bacia de evolução, com recursos de R$ 155 milhões.
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reforçou o protagonismo da Paraíba no cenário nacional. “A Paraíba é hoje referência em gestão pública e crescimento econômico. E o Porto de Cabedelo é parte central dessa engrenagem, com obras que ampliam sua competitividade e o colocam em destaque no Nordeste e no Brasil”, disse.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, também ressaltou a importância da estrutura para o estado. “O Porto de Cabedelo é uma ferramenta de desenvolvimento que agora se fortalece ainda mais. Investir em infraestrutura é investir na geração de empregos e no futuro da Paraíba”, declarou.


O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, destacou o papel do governador João Azevêdo na condução de políticas públicas que fortalecem o desenvolvimento do estado. “Tudo isso que está acontecendo na Paraíba tem o DNA da gestão do governador, que tem feito uma Paraíba melhor e mais justa para todos”, afirmou.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, externou alegria pelo momento e disse que a entrega da nova estrutura do Porto de Cabedelo é fundamental para a economia paraibana. “É uma alegria muito grande estar vivendo esse dia, de poder participar dessa solenidade, fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado. Não há como pensar uma Paraíba que cresce, que se desenvolve, que gera emprego, que gera renda, se nós não investirmos em infraestrutura e em logística”, comentou, ressaltando a importância das parcerias entre o Governo da Paraíba e o Governo Federal.
“A cada ano, temos visto que o Porto de Cabedelo vem aumentando a sua movimentação, com destaque para a cabotagem — são 17% de aumento. Essa requalificação dos pátios, dos armazéns irá atrair mais guias, inclusive a de cabotagem de contêineres, que é a carga com maior valor agregado de movimentação no Porto”, afirmou o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Caio Farias.
A cerimônia contou ainda com a presença do vice-governador Lucas Ribeiro; dos deputados federais Gervásio Maia Filho, Aguinaldo Ribeiro, Mersinho Lucena, Wilson Santiago e Murilo Galdino; dos deputados estaduais Felipe Leitão, Jutay Menezes, Hervázio Bezerra, Francisca Motta, Eduardo Carneiro, Michel Henrique, João Gonçalves, Alexandre de Zezé, Luciano Cartaxo, Márcio Roberto e Nilson Lacerda; do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e do vice-prefeito Léo Bezerra; além de auxiliares da gestão estadual, como o secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, e o vice-presidente da Companhia Docas, Fred Pinto.
Foram entregues:
* Sistema de energia fotovoltaica
* Nova balança
* Nova Central de Operações
* Nova Central de Resíduos
* Estrutura para troca de turnos
* Novas instalações do OGMO
* Novo acesso operacional
* Espaço dos órgãos anuentes
* Lava-rodas
* Sede própria do programa Porto Cidade
* Requalificação da área primária
* Previsão de construção de auditório com 150 lugares


HOMOLOGAÇÃO DA DRAGAGEM
O diretor-presidente, Ricardo Barbosa, ainda confirmou, durante a solenidade, a homologação da dragagem do canal de acesso e bacia de evolução pela Marinha do Brasil. Com isso, o Porto de Cabedelo passa a operar com maior eficiência, buscando elevar sua capacidade de operação, recebendo navios de até 55 mil toneladas.
































