Alunos do Instituto Federal da Paraíba ? IFPB ? unidades de Cabedelo e de Lucena, fizeram nesse domingo (11) uma visita técnica ao navio patrulha oceânico ?Araguari?, atracado no Porto de Cabedelo. A visita é programada, apenas para o IFPB, não está aberta ao público.
Acompanhados por professores alunos de três cursos técnicos: Náutica; Transporte Aquaviário; e de Pesca, conheceram o navio e ouviram do comandante navio, capitão-de-fragata, Souza de Aguiar, explicações sobre a missão do ?Araguari?, moderno navio construído na Inglaterra e pertence à Marinha do Brasil há apenas três anos. Do porte do ?Araguari? a Marinha dispõe de mais dois navios patrulha.
A presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, destacou a parceria com a Marinha do Brasil e com o IFPB e ressaltou a importância da visita técnica de alunos e professores do IFPB ao navio ?Araguari?, ?uma aula externa que conta muito no processo de aprendizagem?, pontuou. Participaram da visita 43 alunos e quatro professores.
O navio tem a missão de fazer patrulhamento naval em defesa da Pátria e fica baseado em Natal-RN. A tripulação é composta por 12 oficiais e 69 praças, e pode transportar em missão até 50 fuzileiros navais. O ?Araguari? tem espaço para pouso e decolagem de helicóptero. Sempre que há demanda o navio atraca no Porto de Cabedelo.
O ?Araguari? também realiza missões internacionais. Entre fevereiro e abril deste ano atuou na Costa da África junto com navios militares de 30 países na prevenção de tráfico marítimo, ou seja contra navios piratas que costumam tomar por assalto navios mercantes na região de Angola, Somália e Luanda.
O navio mede 90,5 metros de comprimento e possui duas metralhadoras de 25mm com alcance de 3,5 km, e um canhão com de 30mm e alcance de 4,5 km. Tem ainda três radares e sistema de monitoração por câmeras de imagem térmica, medição de distância, e capacidade de autonomia de 35 dias no mar sem precisar retornar para reabastecer.
Fotos: Geane Viana Gouveia, funcionária do Porto e aluna do Curso de Transporte Aquaviário