Em reunião realizada nesta segunda-feira (10), a diretora-presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo, recebeu das mãos de representantes da Fundação de Apoio ao IFPB (FUNETEC-PB), a atualização dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a obra de conclusão da dragagem do Porto de Cabedelo.
A atualização do EVTEA se trata de uma etapa importante, uma vez que o documento indica para a viabilidade sócio-econômica e ambiental do empreendimento, que visa expandir a profundidade do canal de acesso e bacia de evolução do complexo portuário. Isto irá permitir a atracação de navios maiores e consequentemente a atração de novas cargas, gerando aumento de movimentação, mais empregos, renda e arrecadação para o Estado da Paraíba.
O próximo passo será o encaminhamento dos Estudos para análise e aprovação da Secretaria Nacional de Portos (SNPTA) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
“Nós já tínhamos o EVTEA e agora atualizamos. Com outros documentos em processo de atualização, tais como a Batimetria e o Relatório Ambiental Simplificado, a Docas segue avançando nas etapas prévias, necessárias para execução da obra”, destaca a diretora-presidente da Docas-PB, Gilmara Temóteo.
Na reunião desta segunda-feira, estiveram presentes o economista Alexandro Cavalcanti, o advogado Erasmo Siqueira, o diretor de projetos Epitácio Brito, todos da Funetec-PB, e Carlos Vilar, responsável pela empresa que elaborou o EVTEA, além da equipe da Docas-PB.