O processo para execução da obra de conclusão da dragagem do Porto de Cabedelo segue avançando.
Sobre as ações preparatórias para a execução da obra de conclusão da dragagem, a DOCAS/PB possui Anteprojeto atualizado pelo INPH ? Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias, Licença de Instalação vigente, expedida pelo órgão ambiental (SUDEMA), Relatório Ambiental Simplificado ? RAS, em fase final de atualização e obra de Batimetria com ordem de serviço já assinada e prestes a ser iniciada, o que nos leva a uma previsão de que o edital de licitação da obra seja lançado neste próximo trimestre.
A estrutura do complexo portuário paraibano segue com calado operacional homologado para cota de 9.14m (nove metros e quatorze centímetros), portanto apto para receber navios de cargas e passageiros com até 200m (duzentos metros de comprimento) e capacidade de até 35.000t (trinta e cinco mil toneladas).
Uma vez concluída a dragagem, o calado do Porto de Cabedelo passará para a cota operacional de 11m (onze metros), o que possibilitará a entrada de navios com capacidade para até 55.000t (cinquenta e cinco mil toneladas). Essa nova característica vai oferecer ao complexo portuário paraibano outras vantagens logísticas, um ambiente mais propício para aumentar o volume de movimentação de produtos, atração de novas cargas e geração de rendas, assim trazendo melhorias e avanços para toda a comunidade portuária.