Ontem, em Brasília, a diretora-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, participou de uma reunião na Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA).
Em pauta, a crise do setor de fertilizantes, a certificação internacional de normas de segurança ISPS Code, a regularização fundiária das áreas dos portos brasileiros e a nova lei de ferrovias.
“Compartilhamos um pouco da nossa experiência no processo de cessão das áreas, cuja assinatura do contrato está prevista para 19 de abril e isso representa um grande avanço para o Porto de Cabedelo,”, avaliou a presidente Gilmara Temóteo.
O Porto de Cabedelo é um dos sete, dentre os 36 portos públicos, a ter a Declaração de Cumprimento do Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code).
A reunião foi conduzida por Diogo Piloni, Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fernanda Machado, coordenadora geral de Gestão de Portos e Otto Burlier, diretor de Gestão e Modernização Portuária, e, além pra presidente da Docas-PB, contou com a presença dos presidentes dos demais portos do Brasil.
Em abril, Cabedelo será o primeiro porto brasileiro a ter suas áreas 100% regularizadas. A solenidade de assinatura do contrato acontecerá com a presença da secretária de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, Fabiana Rodopoulos, e do superintendente do Patrimônio da União na Paraíba, Arthur Navarro.