A draga Omvac Diez atracou na tarde desta segunda-feira (7) no berço 103/105 e passa já a executar a dragagem junto com a draga Kenford, que está operando desde o dia 15 de outubro no Porto de Cabedelo.
De bandeira espanhola, a embarcação tem 70m de comprimento, estava atuando na costa do continente africano e estará no Porto de Cabedelo para a dragagem do canal de acesso e bacia de evolução, obra de R$ 95 milhões que está sendo executada com recursos próprios do Governo da Paraíba.
A dragagem fará com que o canal de acesso fique com 11 metros de profundidade em toda a sua extensão, hoje o canal tem 9,14 metros. Além disso, a bacia de evolução ficará com 300 metros de largura.
“A obra era sonhada há mais de uma década e agora a segunda embarcação acaba de chegar. Estamos muito felizes com os novos rumos que se desenharam e estão em execução aqui no Porto de Cabedelo”, comemorou a diretora-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo
A dragagem permitirá a movimentação de navios com até 55 mil toneladas e que trará ainda mais competitividade ao porto paraibano. O aumento percentual de movimentação é estimado no patamar de 96,75% (EVTEA).
“É importante lembrar que a obra de dragagem acontece sem qualquer interrupção às operações, como já tem sido. Tivemos operações de granéis líquidos e sólidos e assim continuará acontecendo até o fim dessa tão sonhada obra”, finaliza Gilmara Temóteo.