A entidade portuária mais antiga do Brasil, fundada em 1958, passou a ser presidida pela diretora-presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo. A Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph) tem 64 anos e existe para a coordenação de interesses e o intercâmbio de informações de natureza portuária com fins de aprimorar as práticas do setor e contribuir para o seu desenvolvimento.
Gilmara é presidente da Docas-PB desde 2015, é advogada com atuação nas áreas Trabalhista e Cível, bacharel em processamento de dados, com especializações em Direito Processual e MBA em Logística e Supply Chain, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Em maio de 2022 Gilmara foi eleita como vice-presidente da associação, tendo Mayhara Chaves como presidente. Com a saída de Mayhara da presidência da Companhia Docas do Ceará (CDC), ela também deixou a presidência da Abeph.
“Cada passo traduz expectativa pelo que virá, mas nosso trabalho será sempre para fazer com que a Abeph continue sendo uma referência na defesa dos portos, na articulação de novas oportunidades e no investimento para um setor mais forte, como já tem acontecido”, concluiu a nova presidente.
A Abeph tem 17 associados, entre portos públicos e privados, e, além de atuar na defesa e coordenação de interesses do setor, a entidade abrange aspectos técnicos, econômicos, jurídicos, operacionais e administrativos, visando a solução das questões portuárias brasileiras e nesse escopo, também através do apoio e participação em debates, congressos, fóruns e seminários.