A presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo, se reuniu ontem em Brasília com ministro dos Transportes, Valter Silveira, e com o deputado federal, Wilson Santiago (PTB-PB), coordenador da bancada paraibana. Na pauta a conclusão da dragagem do canal de acesso do Porto de Cabedelo. Uma vez que a Docas entregou no final de 2017 o anteprojeto, o ministro garantiu que até o final deste ano o projeto executivo para conclusão da dragagem será concluído e os recursos disponibilizados no Orçamento Geral da União para 2019.
?Formalizamos aqui o compromisso de que vamos concluir ainda este ano o projeto executivo de dragagem do porto (de Cabedelo) para que no início do ano que vem a gente possa iniciar o processo de dragagem fazendo o aprofundamento necessário para que o porto volte a receber todo tipo de carga contribuindo para o desenvolvimento da Paraíba?, garantiu o ministro após a audiência.
Desde o ano passado, a presidente da Docas-PB vem articulando junto a bancada paraibana e ao Governo Federal, os meios para viabilizar a conclusão da dragagem. ?Entendemos que junto aos investimentos que o Governo do Estado e a Companhia Docas vêm fazendo no Porto de Cabedelo, a dragagem é fundamental para que possamos avançar ainda mais e buscar novas operações que só são possíveis com um calado maior?, destacou Gilmara.
Já o deputado federal Wilson Filho lembrou que o investimento para realização da intervenção é alto, por isso é importante contar com esse compromisso do ministro em deixar garantido os recursos no Orçamento do ano que vem e concluir o projeto ainda este ano.
Calado
O porto paraibano tem um canal de acesso com calado de 9,14m de profundidade com capacidade para atracar embarcações que estejam com até 35 mil toneladas de carga. Com a conclusão da dragagem, o calado chegaria a 11m, podendo operar embarcações com até 55 mil toneladas de carga.