O Porto de Cabedelo reuniu autoridades e representantes de vários órgãos Federais, Estaduais e Municipais, além de empresas que atuam na área portuária. O objetivo do encontro foi a apresentação da versão atualizada do Plano de Ajuda Mútua da Cidade de Cabedelo (PAMCIC) 2017 e início do planejamento para execução do Plano deste ano.
Os órgãos voltarão a ser reunir em julho para definir as áreas que serão executadas os simulados do PAMCIC 2018. A perspectiva é que sejam realizados dois simulados, em outubro e dezembro, um deles tendo como cenário o vazamento de óleo, como sugerido pelo comandante da Capitania dos Portos na Paraíba, Capitão de Fragata Ernesto Serrano.
O major Charlton, comandante da 1ª Companhia Independente de Bombeiro Militar de Cabedelo, fez um balanço positivo do PAMCIC 2017 e destacou a atuação proativa do Porto de Cabedelo durante todo o processo, ressaltando que para este ano espera contar com uma participação maior da população de Cabedelo.
A presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, ressaltou a importância de retomar o contato com todas as autoridades envolvidas no PAMCIC para avaliar o que já foi feito e receber as contribuições para as atualizações necessárias.
Além do Porto de Cabedelo, Capitania dos Portos da Paraíba (Marinha) e Corpo de Bombeiros, participaram da reunião a Anvisa; Ibama; Prefeitura de Cabedelo; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Militar; e representantes das empresas que operam no Porto como o Tecab; Oxbow; Seaport; Heytor Gusmão; BrasilGás; Raízen e Petrobrás.