A diretora-presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo, participou, nesta quarta-feira (19) do painel “Tecnologias incorporadas à governança das Autoridades Portuárias”, no primeiro dia do Fórum Brasil Export, que acontece em Brasília.
Na sua fala, a presidente reforçou avanços que estão acontecendo no Porto de Cabedelo, mas aproveitou a oportunidade para defender uma plataforma tecnológica única para a gestão dos portos no Brasil.
“As soluções individuais resolvem, mas precisamos discutir algo mais amplo. Um sistema que tenha a integração entre todos os portos, inclusive com a rastreabilidade de cargas. Gerando economicidade, segurança jurídica e agilidade, por exemplo”, pontuou Gilmara.
Para a presidente, seja o Port Community System (PCS), que está nas versões de teste, ou qualquer outro advento tecnológico, uma plataforma única propiciará mais modernização, mas também a simplificação na gestão dos portos públicos.
Ainda participaram do painel: Jean Paulo Castro e Silva (Docas do RJ), Marcus Mingoni (Santos Port Authority) e Mayhara Chaves (Docas do Ceará). O painel foi apresentado por Otto Burlier, Diretor de Gestão e Modernização Portuária do MInfra, e teve moderação de Angelino Caputo (ABTRA).
A programação do 20º Brasil Export segue durante esta quarta e quinta, com transmissão online gratuita. Saiba mais em: forumbrasilexport.com.br